Crie sua jornada de compra

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Na etapa de decisão de compra, os compradores começam a pesquisar mais profundamente os produtos e serviços disponíveis para resolverem seus problemas.

Para isso, eles comparam os produtos existentes no mercado através de parâmetros como preços, funcionalidades etc. Nesse momento, é fundamental reforçar o diferencial competitivo, mitigar objeções e ajudar no fechamento do negócio.

Cada produto ou serviço da sua empresa deve ter uma jornada de compra própria. Afinal, é bem provável que eles resolvam problemas diferentes dos seus clientes.

(Se sua empresa vende diversos produtos, comece escolhendo apenas um)

Ex.: software de gestão financeira


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Na etapa de consideração da solução os compradores já possuem mais clareza sobre os problemas que enfrentam e começam a procurar por soluções para esses problemas.

Por "solução", pense nos principais benefícios trazidos pelo produto ou serviço para o qual você está mapeando a jornada de compra e escolha um para seguir.

As palavras-chave que você deve definir aqui são aquelas que seu potencial cliente busca no Google ao procurar por soluções para seus problemas.

Ex.: melhor controle financeiro

Ex.: controle de contas a pagar / controle de contas a receber / relatórios financeiros

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Na etapa de reconhecimento do problema, a partir dos sintomas sentidos no dia-a-dia, os seus potenciais clientes descobrem qual é o problema pelo qual estão passando no momento.

A solução ou benefício que você escolheu na etapa anterior provavelmente resolve diferentes problemas. Escolha um para seguir com o mapeamento da jornada.

Ex.: não saber como está sendo gasto o dinheiro da empresa


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Uma pessoa na etapa aprendizado e descoberta normalmente não tem claro qual é o problema enfrentado. Por isso, pesquisa por sintomas e termos amplos com o intuito de começar a entender um assunto ou um conceito.

Essas são as primeiras coisas que seu potencial cliente irá procurar no Google antes mesmo de perceber que tem o problema que você listou na etapa anterior.

O seu objetivo como empresa é estimular e aumentar o conhecimento e interesse dele pelo tema, além de estabelecer autoridade e confiança.

Ex.: lucro reduzido, custos muito altos, pouco dinheiro em caixa

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